IDESC concorre a prêmio de 10 mil reais do Programa Aprimora pelo voto popular

O IDESC é finalista no programa aprimora de fortalecimento de instituições que atuam na área da Grande Reserva da Mata Atlântica da Fundação Boticário

Assista ao vídeo institucional do IDESC no Youtube

O IDESC concorrerá como uma das 5 entidades finalistas, entre os dias 14 de novembro até 21 de novembro, de uma votação popular para escolher as três organizações que receberão um prêmio de R$ 10 mil reais do Programa Aprimora de fortalecimento de instituições que atuam na área da Grande Reserva da Mata Atlântica da Fundação Boticário.

Para votar é muito fácil. Basta clicar e acessar a página de votação na internet pelo computador ou pelo celular pelo endereço https://aprimora.teiadesolucoes.com.br/votacao/, onde é possível assistir ao vídeo que consta a história do IDESC e votar.

No início do ano de 2022, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lançou o teia de soluções: Aprimora, totalmente gratuito e virtual, e com o objetivo de promover o fortalecimento, empoderamento e a ampliação das capacidades técnicas de organizações que tenham foco de atuação no território da Grande Reserva Mata Atlântica e contribuam com a conservação da natureza.

A Grande Reserva Mata Atlântica é um território que compreende o último remanescente contínuo bem conservado de Mata Atlântica do país, estendendo-se do Norte de Santa Catarina até o Sul de São Paulo. A presença de riquezas culturais, povos e comunidades originários e tradicionais com a conservação da natureza, combinada com áreas densamente povoadas oferece a rara oportunidade de conservar e usufruir desta paisagem única. Ao tornar a sua abundância de áreas protegidas na base de uma nova economia.

O IDESC foi uma das 15 organizações selecionadas para participar do programa, depois de um processo de seleção, avaliação do histórico institucional e de entrevista realizada com os dirigentes representantes do Instituto.

Desde maio até setembro de 2022, foram realizados 41 encontros, no total de 123 horas, com o objetivo de transmitir novas ferramentas e aprendizados que contribuíram para o aprimoramento das capacidades de gestão da sua organização. Os encontros trataram de temas como a Planejamento Estratégico, Teoria do Impacto, finanças e contabilidade, comunicação e marketing e estratégias de captação de recursos. A execução do projeto foi de responsabilidade da Impact Hub, organização que desenvolve e oferece programas para apoiar empreendedores que geram transformação na comunidade em que vivem,

O programa “teia de soluções: Aprimora”, tem como objetivo alavancar o desenvolvimento socioeconômico pautado pela integridade ecológica de áreas naturais.

Agora, dentre as 15 organizações foram selecionamos 5 instituições, aquelas com melhores taxas de frequência e de entregas, de adesão às mentorias, e com melhor avaliação no Demoday, para seguirem para a etapa final do programa. A votação popular irá premiar 3 das 5 organizações a seguir:

  • Associação de Defesa e Educação Ambiental – ADEA – Curitiba -PR
  • Fundação João José Bigarella – Funabi – Curitiba PR
  • Instituto Espaço Silvestre – Florianópolis SC
  • Instituto Ambiecco – Peruibe SP
  • Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira – IDESC – Registro SP

O IDESC, fundado há 21 anos, busca conciliar a conservação do meio ambiente e a promoção da cidadania para alcançarmos o desenvolvimento sustentável. Já são mais de 20 projetos implantados. Atualmente, através do Programa Cidadania realiza o Cursinho popular de Registro que em 4 anos já atendeu 280 jovens e adolescentes. Os projetos de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidades com ações de educação, acesso a direitos e geração de renda já beneficiou mais 700 pessoas, principalmente mulheres.

O Programa Ambiente do IDESC atua com o Projeto Quintais Agroflorestais Guaranis em 3 das 22 aldeias guaranis no vale do ribeira e que beneficiam 78 famílias. Outra ação em andamento é a difusão e capacitação em PSA – pagamento por serviços ambientais visando implantar projetos nos 25 municípios da bacia do rio Ribeira de Iguape.

Além disso, o IDESC participa ativamente dos conselhos municipais de Saúde, Alimentação Escolar, Segurança Alimentar e da Criança e do Adolescente e regionalmente do Comitê de Bacias e nas Unidades de Conservação.

O IDESC quer intensificar sua atuação. A premiação será de grande valia para o IDESC implementar ações de comunicação e de reforço na estrutura e organização da instituição, por isso Precisamos de apoio e agora do seu voto. Compartilhe nossas redes sociais, seja um sócio contribuinte, seja um voluntário. Entre em contato conosco.

Posts Relacionados

Proteção de nascente na aldeia Tupã Reko

Para garantir maior acesso à água e segurança hídrica aos membros da aldeia Guarani Tupã Reko, realizamos uma oficina/mutirão de proteção de nascente utilizando o