Projeto Quintais Agroflorestais Guaranis inicia o plantio em 3 aldeias do Vale do Ribeira

 

O projeto Quintais Agroflorestais Guaranis do Vale do Ribeira inicia essa semana o plantio de mais de 300 mudas de árvores nativas e frutíferas na aldeia Guarani Takuari no Eldorado, uma parceria entre o IDESC e Iniciativa Verde

.As mudas serão plantadas visando formar uma agrofloresta que vai ajudar a regenerar uma área de pasto degradada e ao mesmo tempo gerar alimentos de qualidade para melhorar a segurança alimentar da aldeia. Estão previstos também o plantio de frutíferas ao redor das moradias e o enriquecimento com sementes de palmito juçara nas áreas de florestas já existentes nas aldeias.

O planejamento da escolha da área e das espécies de árvores para implantação da agrofloresta foi feito de uma forma participativa junto com os membros da aldeia.

Essa ação, que faz parte do projeto SAF Quintais Guarani, também será feito nas aldeias Pindoty em Pariquera-açu e Takuarity em Cananéia. O projeto pretende implantar ao todo 6 hectares em Agrofloresta, envolvendo 300 pessoas em 87 famílias Guaranis no Vale do Ribeira.

Posts Relacionados