Atualizado em abril de 2024
Entre 2022 e 2023 o Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC) realizou o projeto SAF Quintais Guarani através de parceria com a Iniciativa Verde e financiamento da Swiss Re. Atuou em 3 das 18 aldeias Guaranis no Vale do Ribeira, beneficiando 87 famílias (299 pessoas).
Figura 1. Técnica do IDESC ensinando crianças Guarani a plantarem mudas de árvores na aldeia Takuari-ty
Figura 2. Planejamento de plantio participativo na aldeia Pindo-ty
Nesse projeto, o IDESC atuou em parceria com as aldeias indígenas Guarani de forma participativa diagnosticando áreas, planejando e implantando Sistemas Agroflorestais (SAFs) através da organização de mutirões tradicionais Guarani. Foi realizado o plantio de mais de 2.000 mudas de árvores de 85 espécies diferentes em mais de 10 hectares de área, melhorando as condições ambientais dessas áreas, regenerando áreas degradadas, promovendo o ciclo da água, a biodiversidade e controlando a erosão nas terras indígenas. Ao mesmo tempo, melhorando a segurança e soberania alimentar, assim como desenvolvendo novas técnicas de agricultura sustentável com os participantes indígenas.
Figura 3. Mutirões tradicionais Guarani nas diferentes aldeias do projeto
Além do projeto fornecer os insumos necessários, como mudas e adubos, também forneceu alimentação para os dias de mutirão e ferramentas para as aldeias Guarani, como facões, foices, cavadeiras, enxadas e galochas. Outro aspecto importante do projeto foi o de fornecer bolsas para jovens das aldeias, que foram selecionados pela própria comunidade, para lhes apoiar como monitores dos Sistemas Agroflorestais implantados.
Figura 4.Entrega das ferramentas do projeto à aldeia Takuari-ty
As aldeias beneficiadas atualmente são: Pindo-Ty na cidade de Pariquera-Açu, Takuari-ty na cidade de Cananéia e Takuari na cidade de Eldorado.
Figura 5. Crianças Guarani participantes no projeto SAF Guarani
Atualmente, o IDESC segue executando o projeto com as aldeias Guarani, com recursos próprios, porém, de maneira reduzida, e está buscando novos fundos para a continuação do projeto de maneira mais intensiva.