Projeto

BANARTE

PROJETO: Fomento ao Artesanato com Fibra de Bananeira para mulheres agriculturas em Miracatu SP

A Oficina de capacitação em Artesanato de fibra de bananeira, tem como objetivo geral, desenvolver a técnica do artesanato, através de recurso pedagógico, artístico e cultural.

 

O projeto contará com o apoio da Cooperativa de Artesanato de Miracatu- BANARTE, parceira e principal referência para a implantação do projeto com as mulheres na Comunidade de Panelas, município de Miracatu-SP.

 

A BANARTE disponibilizará seu espaço físico para as oficinas de capacitação, onde as mulheres poderão junto das cooperadas, todas com vasta experiência no manuseio da fibra de bananeira, obter o aprendizado teórico e prático das técnicas artesanais e transformá-las nos mais diversos objetos, como descansos para panelas, esteiras de praia, enfim, uma gama de utilitários que, posteriormente, serão comercializados. Parte do treinamento básico deverá ocorrer na sede da BANARTE, localizada na área urbana de Miracatu. Outra parte do treinamento básico e da vivencia será gradativamente realizado no bairro das panelas de Miracatu, conforme o desenvolvimento e a prática do oficio do artesanato.

As ações do projeto se concentram em dar suporte técnico para que esta comunidade possa se estabelecer como grupo produtivo e gerar renda para si e seus familiares através da confecção de produtos artesanais a partir do beneficiamento da fibra de bananeira, cultura abundante na região, e consequentemente promover o seu desenvolvimento e da comunidade.

 

Para alcançar os objetivos propostos será realizada uma oficina teórico e prática para o desenvolvimento de habilidades em artesanato com fibra de bananeira: Atividade 01: da extração ao produto, com 120 horas de capacitação básica e a Atividade 02 com total de 115 horas de experiência em vivência produtiva, totalizando 235 horas de treinamento.

 

Do mesmo modo, a ABAM – Associação dos Bananicultores de Miracatu também será uma efetiva parceira na implantação do projeto através do incentivo a participação das mulheres agriculturas do bairro panelas, como com a viabilização do apoio para transporte e o deslocamento das participantes do curso básico e da vivencia na sede da BANARTE.

 

As atividades deverão se concentrar na capacitação e o fomento do artesanato com fibra de bananeira para complementação de renda das agricultoras familiares do bairro das Panelas do município de Miracatu-SP, vinculadas a Associação dos Bananicultores de Miracatu- ABAM.