No início do ano em maço de 2022, o IDESC foi uma das 15 organizações selecionadas para participar do programa Teia de Soluções: Aprimora da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza com o objetivo de promover o fortalecimento, empoderamento e a ampliação das capacidades técnicas de organizações que tenham foco de atuação no território da Grande Reserva Mata Atlântica e contribuam com a conservação da natureza.
A Grande Reserva Mata Atlântica é um território que compreende o último remanescente contínuo bem conservado de Mata Atlântica do país, estendendo-se do Norte de Santa Catarina até o Sul de São Paulo e o Vale do Ribeira que engloba 66 municípios.
A execução do projeto foi de responsabilidade da Impact Hub, organização que desenvolve e oferece programas para apoiar empreendedores que geram transformação na comunidade em que vivem, com o objetivo de transmitir novas ferramentas e aprendizados que contribuíram para o aprimoramento das capacidades de gestão da sua organização.
A votação popular foi a etapa final do programa para escolha das organizações premiadas e que irá premiar: Instituto Espaço Silvestre – Florianópolis SC, Instituto Ambiecco – Peruíbe SP e o IDESC – Registro SP. O número de votos de cada organização não foi divulgado.
A diretoria e equipe gostariam muito de agradecer o apoio e a colaboração de todas e todos que apoiarem e votaram no IDESC uma das três organizações premiadas pelo Programa Aprimora!
A premiação será de grande valia para o IDESC implementar ações de comunicação e de reforço na estrutura e organização da instituição. Mais informações acesse o site www.idesc.org.br, siga nos nas redes socias ou entre em contato pelo Whatsapp 13 997211408.
Sobre o IDESC
O IDESC, fundado há 21 anos, busca conciliar a conservação do meio ambiente e a promoção da cidadania para alcançarmos o desenvolvimento sustentável. Já são mais de 20 projetos implantados.
Atualmente, através do Programa Cidadania realiza o Cursinho popular de Registro que em 4 anos já atendeu 280 jovens e adolescentes. Os projetos de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidades com ações de educação, acesso a direitos e geração de renda já beneficiou mais 700 pessoas, principalmente mulheres.
O Programa Ambiente do IDESC atua com o Projeto Quintais Agroflorestais Guaranis em 3 das 22 aldeias guaranis no Vale do Ribeira e que beneficiam 78 famílias. Outra ação em andamento é a difusão e capacitação em PSA – pagamento por serviços ambientais visando implantar projetos nos 25 municípios da bacia do rio Ribeira de Iguape.