Lançado em abril de 2023, o Horta Urbana foi estruturado para promover a mobilização social e a educação prática em agricultura urbana, com o intuito de fortalecer a segurança alimentar e nutricional em Registro-SP. A iniciativa capacitou Agentes Populares de Segurança Alimentar, promoveu vivências agroecológicas e formou famÃlias para a produção de alimentos em espaços urbanos, estimulando o protagonismo comunitário e incentivando hábitos alimentares saudáveis.
Além das formações e da construção de hortas comunitárias, o projeto beneficiou diretamente 50 famÃlias em situação de vulnerabilidade, que receberam cestas agroecológicas durante seis meses. A iniciativa também contou com a distribuição de insumos, sementes e suporte técnico especializado para a implementação e manutenção das hortas.
O sucesso do Horta Urbana só foi possÃvel graças a uma emenda parlamentar de Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, que, na época, era deputado federal. Essa emenda foi essencial para a realização do projeto e também possibilita a perspectiva de sua continuidade. Com esse apoio, a Horta Urbana 2 já está em fase de planejamento, garantindo que mais famÃlias tenham acesso à formação, insumos e suporte técnico para desenvolver hortas urbanas e fortalecer a segurança alimentar no municÃpio.
Durante a reunião, além do balanço das atividades realizadas, os participantes discutiram os próximos passos para a evolução do projeto, que será denominado Horta Urbana 2. A proposta é expandir as ações e garantir a continuidade do trabalho desenvolvido ao longo do último ano.
Sobre o COGA
O COGA, formado por representantes de instituições, lideranças comunitárias e apoiadores do projeto, desempenhou um papel essencial no acompanhamento e orientação das ações da Horta Urbana. Agora, com o encerramento dessa etapa, o IDESC segue empenhado em garantir que os aprendizados e os resultados positivos sejam ampliados na nova fase do projeto.