Terceira Oficina de Horta no CRAS Arapongal encerra o primeiro ciclo do projeto Hortas Urbanas

No dia 8 de outubro, o CRAS Arapongal foi palco da terceira e última Oficina de Horta do primeiro ciclo do projeto Hortas Urbanas, promovido pelo IDESC. Assim como nas oficinas anteriores, realizadas na Comunidade Deus Proverá e no Lar Vó Meca, essa também reuniu mulheres interessadas em aprender e aprimorar seus conhecimentos sobre produção de hortas urbanas.

A terceira Oficina de Horta começou com uma introdução teórica, onde foram abordados temas como preparação da horta, técnicas de plantio, manejo de espécies e a combinação ideal de plantas de acordo com a época do ano. Na parte prática, as participantes colocaram as mãos na terra, preparando um canto na horta já existente no local. Mudas de alface, jiló e berinjela foram plantadas, enquanto conceitos como plantio consorciado e a preparação de vasos foram trabalhosos, reforçando o uso de técnicas de agricultura orgânica e práticas sustentáveis.

Além de compartilhar essas habilidades, a oficina destacou a importância da biodiversidade no cultivo de uma horta, ressaltando como diferentes espécies podem ser cultivadas juntas de maneira eficiente e ecológica. Esse encontro encerrou o primeiro ciclo de oficinas do projeto, mas, nos próximos meses, dois novos ciclos de oficinas práticas serão realizados nos mesmos locais, com o objetivo de capacitar ainda mais as participantes, promovendo segurança alimentar e sustentabilidade.

Posts Relacionados