Neste 1º módulo foram realizadas atividades/dinâmicas de acolhimento, orientações gerais sobre o curso, noções históricas e atuais sobre os territórios do Vale do Ribeira, histórico das organizações sociais e políticas da região, vivências sobre os locais de origem de cada participante, discussão sobre o campo no mundo atual e houve um evento cultural sobre o Vale do Ribeira.
Participaram deste módulo, 14 jovens oriundos de seis diferentes municípios do Vale do Ribeira: Miracatu, Barra do Turvo, Sete Barras, Pariquera-açu, Eldorado e Iguape. Todos os jovens participantes foram indicados por organizações sociais com foco, atuação e desenvolvimento de atividades rurais. Entre os participantes estão jovens ligados às comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhas) e povos originários (guaranis), agricultura familiar, pesca artesanal, entre outros.
A organização do curso promoveu a participação de vários profissionais para viabilizar os diversos objetivos deste primeiro módulo: especialista em atendimento educacional especializado, especialista em saúde pública, psicólogo, educadores populares, músicos, entre outros profissionais. O próximo módulo ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, na comunidade do Guapiruvu, na cidade de Sete Barras/SP.
O projeto denominado “Educação, capacitação e formação vivencial de Jovens Produtores Rurais, formando lideranças para a sucessão familiar, o fortalecimento da gestão e a direção das organizações econômicas e sociais locais” está sendo implantado por meio de um Termo de Fomento entre o IDESC e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Agricultura Familiar.
As imagens e vídeos do 1º módulo podem ser acessadas na página do Instagram do IDESC https://www.instagram.com/idesc.valedoribeira.