O objetivo do curso é realizar ações de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) para o fortalecimento do protagonismo e a sucessão geracional da juven-tude de produtores (as) rurais do Vale do Ribeira. Para tanto, o curso é dividido em 6 módulos, com a recorrência de um módulo por mês, a partir da pedagogia da alternância, que prega o desenvolvimento de aulas teórico-prática (com imersão de 3 dias em locais pré-determinados) e com atividades práticas – en-tre os módulos – a serem desenvolvidas nas comunidades de origem de cada cursista.
Neste 2º módulo foram realizadas atividades/dinâmicas sobre as noções das ferramentas e das bases de conhecimento para fortalecer e dinamizar a agricul-tura familiar. Também foram discutidos os temas relacionados aos custos da produção rural, noções de administração rural, cooperativismo e associativismo, planejamento participativo e noções de liderança.
Participaram deste módulo 20 jovens oriundas de 7 diferentes municípios do Vale do Ribeira: Sete Barras, Barra do Turvo, Eldorado, Miracatu, Pariquera-açu, Cajati e Iguape. Todas as jovens participantes foram indicadas por organi-zações sociais com foco, atuação e desenvolvimento de atividades rurais. Entre as participantes estão jovens ligados às comunidades tradicionais (quilombo-las, ribeirinhas) e povos originários (guaranis), agricultura familiar, pesca arte-sanal, entre outros.
A organização do curso promoveu a participação de vários profissionais para viabilizar os diversos objetivos deste segundo módulo: profissional em assis-tência técnica integral, profissional em técnicas agrícolas, lideranças de coope-rativa, lideranças de associações, profissional em desenvolvimento territorial, entre outros. O próximo módulo ocorrerá entre 15 e 17 de setembro, na sede do IDESC, na rua São Francisco Xavier, n. 165, sala 03, Centro de Registro.
O projeto denominado “Educação, capacitação e formação vivencial de Jovens Produtores Rurais, formando lideranças para a sucessão familiar, o fortaleci-mento da gestão e a direção das organizações econômicas e sociais locais” está sendo implantado por meio de um Termo de Fomento entre o IDESC e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
As imagens e vídeos do 2º módulo podem ser acessadas na página do Insta-gram do IDESC https://www.instagram.com/idesc.valedoribeira/
Mais detalhes podem ser acessados pelo site www.idesc.org.br, pelo e-mail idescvaledoribeira@gmail.com ou ainda pelo WhatsApp 5513997211428.