Projeto inicia cadastro de iniciativas de educação ambiental no Vale do Ribeira e Litoral Sul

Coletivos, instituições públicas, espaços educadores, redes e associações comunitárias, entre outras organizações sociais do território, estão convidadas a participar do mapeamento e a integrar a rede de projetos de educação ambiental do Brasil.

 

O FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – inicia nesta semana o cadastramento de iniciativas de educação ambiental no Vale do Ribeira e Litoral Sul, como parte das ações do projeto MapEA Ribeira, realizado em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) e apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O objetivo do mapeamento é conhecer, dar visibilidade, valorizar e conectar projetos e ações em educação ambiental na região, além de contribuir com o fortalecimento da participação da população na gestão das águas do território.

 

Organizações não governamentais, associações comunitárias, instituições públicas, empresas, espaços educadores, coletivos, fóruns, redes e movimentos populares, entre outros grupos sociais, estão convidados a se cadastrar e a compartilhar suas experiências, histórias e ações em educação ambiental, desenvolvidas na área de abrangência do Comitê da Bacia do Ribeira, que compreende 23 municípios localizados nas microrregiões Alto e Médio Vale, Alto Juquiá/São Lourenço e  Complexo Estuarino-Lagunar.

 

As informações coletadas farão parte de um livro virtual, que tem o objetivo de apresentar um panorama da Educação Ambiental no Vale do Ribeira, mostrando ao público em geral a diversidade cultural e socioambiental do território, amplificando suas múltiplas vozes e ações e dando maior visibilidade às iniciativas de educação ambiental para possível incentivo através de financiamentos públicos ou privados. Além do e-book, o FunBEA vai disponibilizar ao Comitê da Bacia do Ribeira um documento com os dados compilados, tendo em vista a atualização do Plano de Educação Ambiental em vigência na região.

 

O formulário para inscrição das iniciativas é de preenchimento simples e rápido e está disponível no link: ( https://forms.gle/JQwh8FLRsgRHbuHx7 ).

 

Entre as informações solicitadas estão a localização das iniciativas, os temas trabalhados, os objetivos, o público beneficiado, as parcerias, as fontes de recursos, a relação dos projetos com políticas públicas de educação ambiental, os resultados e impactos alcançados, e os desafios enfrentados para a continuidade das ações nas localidades. As organizações interessadas têm o prazo até 30 de setembro para envio do formulário.

 

Fortalecendo redes de educação ambiental

 A educadora ambiental e doutora em Ciências pela USP, Isabela Kojin Peres, que integra a equipe técnica do FunBEA, reforça a importância do mapeamento das ações e espaços coletivos de educação ambiental do território do Vale do Ribeira. “Com esses dados poderemos dialogar mais sobre as necessidades de financiamento das iniciativas mapeadas e fortalecer redes de Educação Ambiental, além de pensar em estratégias de contar com essas organizações e iniciativas no planejamento da gestão das águas deste território”.

 

O mapeamento vai possibilitar que o Vale do Ribeira esteja integrado ao Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental (MonitoraEA), em cuja plataforma estão cadastrados projetos e políticas públicas de educação ambiental de todo o País. O MonitoraEA é conduzido pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA), rede composta por segmentos que propõem e executam ações de educação ambiental no Brasil. O FunBEA integra a secretaria-executiva da ANPPEA, junto com o Laboratório de Educação e Política Ambiental (ESALQ/USP) e o Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade (LADIS-INPE).

 

Mais sobre o projeto e o FunBEA

O projeto MapEA Vale do Ribeira e Litoral Sul abrange os municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras e Tapiraí.

 

Realizado pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, o projeto tem a parceria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) e da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA), com apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e do Governo do Estado de São Paulo.

 

Referência no campo da educação ambiental no Brasil, o FunBEA é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem a missão de captar e aportar recursos para fomento de ações em educação ambiental. Fundado em 2010, atua em várias regiões do país. No Vale do Ribeira, trabalha em parceria com o Comitê da Bacia desde 2020, em atividades participativas de comunicação, cursos e oficinas de formação e articulação de atores e lideranças do território, visando a melhoria na qualidade e gestão das águas.

 

Link para vídeo institucional do FunBEA:

https://www.youtube.com/watch?v=RCPHvW8ShAQ&list=PL4N-5MHf9Zsy8UVibFgTglV9DL8qcXVJP

 

 

Serviço:

Projeto MapEA Vale do Ribeira e Litoral Sul

Cadastramento de iniciativas de educação ambiental do território do Vale do Ribeira e Litoral Sul

Período de inscrições: Junho a 30 de setembro de 2023

Link para acessar o formulário:

https://forms.gle/JQwh8FLRsgRHbuHx7

E-mail para contato: valedoribeira@funbea.org.br

 

Mais informações:

https://www.funbea.org.br/programa-agua/mapea-vale-do-ribeira

https://www.facebook.com/funbeabrasil

https://www.instagram.com/fundobrasileiroea

https://www.youtube.com/@fundobrasileiroeducacaoamb2822

 

 

Posts Relacionados