O projeto Horta Urbana, apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, visa mobilizar e educar a comunidade sobre a agricultura urbana como estratégia para combater a fome em Registro. Com duração de 12 meses, a iniciativa inclui a capacitação de 10 agentes de segurança alimentar por meio de um curso de 80 horas, divididas entre teoria e prática.
Durante o segundo módulo, foi apresentado um diagnóstico detalhado das hortas urbanas existentes em Registro, oferecendo um panorama das práticas atuais na cidade. Especialistas e participantes discutiram temas como agricultura familiar, agrofloresta, permacultura, plantas medicinais e aromáticas, além de alternativas de produção de alimentos em áreas urbanas. Rodas de conversa sobre hortas urbanas também promoveram a troca de experiências entre os participantes.
O primeiro módulo, realizado em julho, abordou a fome e a segurança alimentar no Brasil, com foco em Registro. Os participantes, provenientes de diferentes regiões da cidade, compartilharam as realidades de suas comunidades, enriquecendo as discussões e contribuindo para a seleção de 50 famílias que serão beneficiadas pelo projeto com insumos e cestas de alimentos agroecológicos ao longo de seis meses.
Com a orientação dos agentes de segurança alimentar em formação, essas famílias serão incentivadas a desenvolver hortas caseiras, promovendo a segurança alimentar e fortalecendo o protagonismo comunitário. A interação entre agentes e famílias busca criar uma rede de apoio mútuo, contribuindo para a transformação social e o desenvolvimento sustentável em Registro.