Projeto

SAF Quintais Guarani

Os objetivos desse projeto são de criar parcerias com as aldeias Indígenas Guarani no Vale do Ribeira, para implantar sistemas agroflorestais (SAF) que vão beneficiar os membros das aldeias e ao mesmo tempo gerar vários benefícios ambientais. Agrofloresta é uma forma de agricultura que usa os princípios da floresta, como ciclagem e diversidade, para criar sistemas agrícolas que regeneram o ambiente ao mesmo tempo produzindo uma diversidade de alimentos de alta qualidade.

O projeto de SAF Quintais Guarani começou em Maio 2022 com uma parceria entre o IDESC e Iniciativa Verde, com financiamento de Swiss Re.

 

O financiamento do Swiss Re desse ano esta sendo usado para um projeto preliminar, para começar os trabalhos de SAF com três aldeias: Pindo-Ty em Pariquera-Açu, Takuari-ty em Cananeia e Takuari em Eldorado.

 

Esse trabalho consiste em fortalecer as relações com essas aldeias, identificar potenciais áreas de SAFs, e de forma participativa, o planejamento e implantação de algumas SAFs.

Figura 1. As crianças da aldeia Pindo-Ty comem uma laranja de uma área onde vai ser plantado mais frutífero no projeto. Em todas as aldeias as lideranças falam dá importância de plantar árvores para as crianças.

Figura 2. Uma das áreas degradados por causa de terraplanagem na aldeia Takuari-Ty que a aldeia esta querendo regenerar através de plantio de SAF

Por esse ano é previsto a implantação de 2ha de SAF em cada aldeia, sendo 6ha de SAF em total. Dentro das aldeias tem um mosaico de áreas onde é possível fazer restauração com agrofloresta de diversas formas. Por isso adaptamos os sistemas agroflorestais a serem plantadas à realidade de cada aldeia indígena incluindo principalmente três formas de SAF: SAF Quintal (plantios perto das casas), SAF Regeneração (plantios em área degradados) e SAF Enriquecimento (plantios para enriquecer áreas faltando diversidade).

 

A aldeia Pindo-Ty esta localizado em Pariquera-Açu e contem 29 famílias com 99 pessoas, junto com aldeia Araça-mirim ela tem uma área de 1,030 hectares. A aldeia Takuari esta localizado em Eldorado, ela está formada por 35 famílias com 97 pessoas e tem uma área de 2,190 hectares.

 

A aldeia Takuari-ty está localizada no município de Cananeia, no limite urbano da cidade, ela contem 23 famílias e 103 pessoas e junto com a Terra Indígena Pakurity na Ilha do Cardoso possui uma área de 5,730 hectares.