PROJETO COCAIS TRANSFORMA VIDA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM REGISTRO

A formatura da primeira turma do Projeto Costurando Caminhos e integrando saberes reuniu a equipe técnica, a diretoria do IDESC e as mulheres que participaram do treinamento básico em Corte e Costura e do curso de cidadania. Assim, se encerrou a primeira etapa do projeto e aguarda-se a liberação da segunda parcela dos recursos para sua continuidade com a segunda etapa que consiste na vivência produtiva para a confecção e produção, desde o planejamento até a comercialização e avaliação dos resultados.
Ao longo de oito meses, o Projeto COCAIS, “Costurando Caminhos, Integrando Saberes”, realizado através do convênio 918806/2021 do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, ofereceu formações de capacitação cidadã para treze mulheres em situação de vulnerabilidade social do município. O projeto é mais uma conquista do IDESC- Instituto Para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira, que tem como principal atuação promover a melhoria da qualidade de vida da população da região, visando o desenvolvimento sustentável.
O Projeto teve como objetivo central, capacitar e incentivar mulheres para o empreendedorismo social, criar oportunidades de geração de renda através da promoção de economia solidária com a realização de um curso prático de capacitação em confecção de peças íntimas, e corte e costura. As participantes puderam vivenciar a participação em ambiente de produção em todas as etapas: desde o planejamento, passando pela fase de produção, comercialização e aferição dos resultados.
Além das aulas práticas de corte e costura, as mulheres participaram de um curso de Cidadania onde foi possível a orientação sobre benefícios e direitos, rodas de conversas com temas como: Políticas Públicas e Cidadania, Saúde da Mulher, Meio ambiente e Participação Política e a presença de representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo apresentando os serviços prestados pelo órgão, que mesmo de maneira gratuita, poucas pessoas utilizam seus serviços por falta de orientação. Todas as atividades tiveram como objetivo a formação de consciência cidadã e do protagonismo na construção de conhecimentos.
“Conquistei bastante amizades, aprendi a costurar na máquina galoneira industrial que era meu sonho, e agora vou costurar para meus netos”, conta Teresa, moradora da Vila Fatima.
“Eu entrei nesse projeto porque sempre quis ser costureira, aprendi muito também com o curso de Cidadania”, diz Elza, moradora do bairro da Bulha.
Aprender técnicas de confecção no Projeto COCAIS garantiu mais do que uma nova profissão como relata Tamires, moradora do bairro Agrochá: “Eu estava muito deprimida e não me sentia completa, quando me apresentaram o Projeto eu me reencontrei, me senti mais viva e realizada”.
Para muitas mulheres além do aprendizado, o Projeto COCAIS foi um espaço de partilha de vivências, de escuta e de apoio no resgate da autonomia, autoestima e novas perspectivas de futuro.

Posts Relacionados