INÍCIO CONTATO EDITAIS AGENDA COMUNICAÇÃO NOTÍCIAS FOTOS INDIQUE WEBMAIL EXTRANET SOBRE
NOTÍCIAS:
Feira de Troca de Sementes e Mudas mostra diversidade da produção agrícola quilombola

No sábado, 20 de agosto, 25 comunidades quilombolas do Vale do Ribeira e do Paraná participaram da 9ª edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais, realizada na praça central de Eldorado. Como acontece há quase uma década, os visitantes puderam ver a diversidade de produtos e alimentos que vieram de vários lugares, produzidos pelas famílias quilombolas, mas também por indígenas e agricultores familiares da região e de outros municípios do interior do estado.
Em meio a tantas opções ofertadas nas barracas - foram contadas 130 variedades diferentes de sementes e mudas para troca - também teve espaço para a venda de diversos quitutes e guloseimas, além do artesanato e dos produtos oriundos da agroindústria familiar.
A lista é grande, mas entre as variedades de cana, banana, batata-doce, mandioca, feijão, milho, plantas nativas, frutíferas, verduras e legumes diversos - além dos pães e biscoitos caseiros, doces, compotas, rapadura, mel, banana chips e farinha de mandioca - vale destacar ainda a presença da polpa e da geleia de juçara, as ostras, as folhas de cataia perfumando cachaças artesanais e a doação de mais de 300 mudas de banana-da-terra que fizeram o maior sucesso entre os visitantes.
Também foram bastante procurados os lotes de sementes de 28 variedades de arroz crioulo doadas por projeto da Unesp de Registro, financiado pela Fapesp e que coletou mais de 60 genótipos de arroz em comunidades quilombolas e bairros rurais do Vale do Ribeira para germinação, avaliação e posterior disponibilização aos agricultores familiares da região.
“A agricultura destas comunidades mantém uma grande diversidade de variedades de importância alimentar que tem se mostrado fundamental na resiliência contra as mudanças climáticas”, ressalta Frederico Viegas Silva, técnico do Instituto Socioambiental (ISA), organização que promove a feira junto com as Associações Quilombolas e diversas entidades parceiras. “Os sistemas agrícolas tradicionais, como o das comunidades quilombolas da região, tem se mostrado, segundo estudos, uma reserva de material genético de importância inestimável e que pode garantir a segurança alimentar do mundo no futuro”.
O IDESC – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira – está entre as entidades parceiras do ISA que apoiaram a realização desta edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas, junto com a Eaacone, Cooperquivale, Itesp, Cepce, Fundação Florestal. O evento teve também o apoio da Prefeitura de Eldorado, Prefeitura de Iporanga, Associação Biodinâmica, Brther, Fundação Ford, Autopista Régis Bittencourt e CFDD/Ministério da Justiça.

Clique aqui e veja as fotos.


ENVIAR NOTÍCIA POR E-MAIL   IMPRIMA ESTA NOTÍCIA

Publicação Final Projeto Formando Florestas Clique e saiba mais.

Projeto Mãos e Coração Clique e saiba mais.

Projeto Formando Florestas Clique e saiba mais.

Projeto Educação Ambiental/CBH-RB Clique e saiba mais.

Projeto RI-Vida Clique e saiba mais.

Projeto Meninos Ecológicos Clique e saiba mais.

Economia Solidária Clique e saiba mais.
MAIS DO PROJETO Vale do Ribeira Sustentável/Agenda 21 Clique e saiba mais.
CONSAD Vale do Ribeira Clique e saiba mais.
Mala Direta Idesc!
Nome:   Instituição:   Município:   E-mail: 
© 2017 Idesc. Privacidade & Termos
Criação e Desenvolvimento: Inside InternetVoltar Topo