INÍCIO CONTATO EDITAIS AGENDA COMUNICAÇÃO NOTÍCIAS FOTOS INDIQUE WEBMAIL EXTRANET SOBRE
NOTÍCIAS:
Projeto “Novo Velho Jeans” qualifica trabalho de grupo de mulheres com a costura

Ao participar das atividades desenvolvidas pelo Projeto “Novo Velho Jeans” ao longo dos últimos oito meses, um grupo de mulheres de diversos bairros de Registro teve a oportunidade não apenas de aprender a modelar, cortar, costurar e a manejar máquinas de costura para confeccionar bolsas e acessórios diversos – reutilizando descartes da indústria têxtil - mas também de vivenciar a prática do trabalho em grupo, além de expor e comercializar as peças produzidas.
Iniciado em novembro de 2015, o projeto "Novo Velho Jeans" é desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC), com apoio do Instituto Lojas Renner. Sob a perspectiva da Economia Solidária e com foco na autonomia econômica e pessoal das mulheres, o projeto trabalha com o reaproveitamento de tecido descartado pela indústria têxtil, principalmente o jeans, para a produção de diferentes tipos de materiais, com destaque para bolsas e acessórios.
“Não sabia nem pegar na máquina de costura e aqui eu aprendi. Ainda não sei fazer tudo sozinha, mas aos poucos vou aprendendo e melhorando”, comenta Rute Rocha Gomes Domingues, 41 anos, moradora do Jardim Paulistano. “Foi uma oportunidade muito boa que a gente teve de aprender, mas também de se conhecer, fazer amizade, uma ajudando a outra”, ressalta Luzia Barbosa da Silva, 68 anos, moradora do bairro Vila Nova. “Eu já treinava costura em casa com minha filha, de vez em quando fazia uns remendos, mas aqui aprendi a costurar bolsa, fazer os cortes”, reforçou.
Além do aprendizado do ofício, as mulheres também destacaram a importância da renda gerada pela venda das peças que produzem. “Se não fosse o projeto, estaria em casa, desempregada. Aqui, a gente pode tirar uma renda”, disse Rute. “A renda que sai daqui ajuda muito em casa, porque a gente depende disso”, completou Luzia.
Por isso, a encomenda recente de um lote de bolsas - feita por organizadores do evento Virada Feminista em São Paulo - animou o grupo. Como também foi animador o resultado da participação das mulheres do Projeto no “Mosaico de Saberes-Mostra de Boas Práticas”, promovido pelo SESC de Registro nos dias 30 e 31 de julho. No evento, o grupo mostrou a centenas de pessoas que visitavam a unidade - recém-inaugurada na cidade - a qualidade e a beleza das peças produzidas.
Além da oportunidade proporcionada pelo SESC em Registro, as mulheres também levaram sua produção para a Feira de Economia Solidária e Cultura Popular, realizada no CEU de Heliópolis em São Paulo, no mês de junho, e do III Festival Percurso, também em São Paulo, que aconteceu no Campo Limpo em julho. Outra oportunidade de comercialização ocorreu no dia 18 de junho, em Registro, durante o evento de lançamento dos produtos confeccionados durante as atividades do projeto.
Junto com as oficinas de formação para a costura, que ocorreram duas vezes por semana ao longo de oito meses, o Projeto “Novo Velho Jeans” promoveu oficinas de Gênero, Economia Solidária e de Formação de Preço de Produtos com as mulheres, abordando temas como Divisão Sexual do Trabalho, Percepção do Corpo, Violência Doméstica, Conceitos, Princípios e Valores da Economia Solidária, entre outros. Na fase atual, o grupo discute o planejamento para continuidade dos trabalhos e a busca por novas encomendas de produtos.
As coordenadoras do projeto, Maria Schibata e Rosana Rocha, destacam que entre os principais resultados estão a qualificação do trabalho das mulheres com a costura e o convívio em grupo. “Além de aprenderem a costurar com qualidade, produzindo peças bem acabadas e que têm sido elogiadas nas feiras em que participaram, as mulheres ganharam voz com o projeto, trocando ideias e experiências entre elas. O projeto abriu espaço para a convivência e buscou fortalecer o trabalho em grupo”, ressaltaram as coordenadoras.
Para conhecer os diferentes modelos de bolsas, mochilas, sacolas e nécessaires confeccionados pelo grupo basta acessar a página do projeto “Novo Velho Jeans” no Facebook.

Projeto Novo Velho Jeans

Clique aqui e veja as fotos.


ENVIAR NOTÍCIA POR E-MAIL   IMPRIMA ESTA NOTÍCIA

Publicação Final Projeto Formando Florestas Clique e saiba mais.

Projeto Mãos e Coração Clique e saiba mais.

Projeto Formando Florestas Clique e saiba mais.

Projeto Educação Ambiental/CBH-RB Clique e saiba mais.

Projeto RI-Vida Clique e saiba mais.

Projeto Meninos Ecológicos Clique e saiba mais.

Economia Solidária Clique e saiba mais.
MAIS DO PROJETO Vale do Ribeira Sustentável/Agenda 21 Clique e saiba mais.
CONSAD Vale do Ribeira Clique e saiba mais.
Mala Direta Idesc!
Nome:   Instituição:   Município:   E-mail: 
© 2017 Idesc. Privacidade & Termos
Criação e Desenvolvimento: Inside InternetVoltar Topo