INÍCIO CONTATO EDITAIS AGENDA COMUNICAÇÃO NOTÍCIAS FOTOS INDIQUE WEBMAIL EXTRANET SOBRE
O Terço Cantado e os Encantos do Mandira


O documentário nasceu do sonho e da necessidade de manter viva a memória de um povo. O Terço Cantado e os encantos do Mandira é uma tentativa de guardar e preservar a memória e a história desta manifestação cultural e religiosa a partir da experiência dos moradores da comunidade do Mandira, localizada no município de Cananéia/SP. O material conta a história do quilombo, mostra o cotidiano dos moradores, a vida comunitária, a religiosidade, a luta,
a convivência com o meio ambiente e a sua esperança. O Terço Cantado invoca a alma para descobrir a beleza e o tesouro escondidos na convivência harmoniosa entre os Mandiranos e a Mata Atlântica. O projeto foi realizado com o apoio do governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura, através do Programa de Ação Cultural de 2010. Contou com a parceria do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC), Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Associação de Remanescentes de Quilombos da Reserva Extrativista do Mandira.

Sobre a Tradição - O Terço Cantado remonta ao tempo em que os escravos viviam na então fazenda Mandira, que deu origem à comunidade. Segundo relatos de moradores, o terço é realizado há mais de 300 anos, desde o tempo em que não havia bíblia nem padres para rezar a missa no local. Hoje em dia, a comunidade conta com uma capela onde regularmente um padre celebra as missas. Entretanto, os mandiranos, como gostam de ser chamados, fazem questão de manter viva a tradição do Terço Cantado, que é realizado principalmente na Festa do Padroeiro local, Santo Antônio.

Sobre o Bairro - Mandira guarda uma história sociocultural muito rica. Segundo dados, surgiu a partir da metade do século XIX quando o patriarca da família, que era fruto de uma relação entre o senhor de escravos com uma de suas escravas, recebeu o sítio como doação de sua meia irmã. Após muito tempo de luta e reivindicações a comunidade foi reconhecida, em 2002, como remanescente de quilombo e, naquele mesmo ano, tornou-se Reserva Extrativista, uma unidade de conservação de uso sustentável, que garante a permanência de comunidades tradicionais no local e, em consequência, a preservação da cultura local.

O DVD com o documentário "O Terço Cantado e os Encantos do Mandira" encontra-se à venda na sede do IDESC, localizada na Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, nº 258, cjto 02, Centro, em Registro. Interessados também podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]
Publicação Final Projeto Formando Florestas Clique e saiba mais.

Projeto Mãos e Coração Clique e saiba mais.

Projeto Formando Florestas Clique e saiba mais.

Projeto Educação Ambiental/CBH-RB Clique e saiba mais.

Projeto RI-Vida Clique e saiba mais.

Projeto Meninos Ecológicos Clique e saiba mais.

Economia Solidária Clique e saiba mais.
MAIS DO PROJETO Vale do Ribeira Sustentável/Agenda 21 Clique e saiba mais.
CONSAD Vale do Ribeira Clique e saiba mais.
Mala Direta Idesc!
Nome:   Instituição:   Município:   E-mail: 
© 2017 Idesc. Privacidade & Termos
Criação e Desenvolvimento: Inside InternetVoltar Topo